O que é um investidor de valor?

A definição de investidor de valor foi se ampliando ao longo do tempo. Embora o investidor de valor se suporte sempre na análise fundamentalista, existem abordagens com diferenças importantes.

O termo “value investor”, algo como investidor de valor, tem como precursor o investidor norte-americano Benjamin Graham. Ele defendia que uma ação somente deveria ser selecionada quando seu preço estivesse depreciado com base em algumas métricas como alto “dividend yield” (retorno com dividendos), baixo múltiplo P/VPA (preço por valor patrimonial por ação) e baixo múltiplo P/L (preço por lucro), por exemplo. Com o tempo, outros investidores incorporaram novas abordagens como a análise do negócio, da administração, as perspectivas de lucros. Este novo enfoque teve/tem como adeptos o falecido Philip Fischer e Warren Buffett.

Confira texto na íntegra no site do Valor Econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.