As razões para a melhora do múltiplo P/L do Ibovespa

Com a reação dos candidatos de oposição nas pesquisas eleitorais, o Ibovespa apresentou forte reação. Como os analistas de mercado não revisaram suas estimativas de lucro para 2015, o múltiplo P/L (preço por lucro de 2015) se elevou nos últimos seis meses. O que isso significa? Como explicar a expansão desse múltiplo?

O PIB brasileiro encolheu por dois trimestres consecutivos. Dessa forma, a expectativa de lucro para as companhias em 2015 não é brilhante. O mercado indiferente ao cenário macroeconômico vem comprando ações na bolsa. Como a expectativa para os resultados das empresas não foram revisados, o múltiplo P/L do Ibovespa passou do mínimo do ano de 9,25 vezes em março para 11,55 vezes em 17 de setembro.

TESTE

A explicação matemática é simples. Com o aumento do numerador (o Ibovespa em pontos) e com o denominador constante (o lucro das companhias), o múltiplo se eleva. Mas quais são os fundamentos econômicos para essa melhora? Ela pode ser explicada por duas óticas:

  • Revisão para cima do lucro das empresas – O mercado espera que com outra diretriz política a economia possa se acelerar e, com isso, o resultado das empresas. Com isso, o múltiplo se reduziria. Assim, o mercado aceita pagar um múltiplo mais salgado (maior) no curto prazo a espera de resultados melhores das empresas no futuro .
  • Risco país – Os agentes de mercado pensam que essa nova diretriz política pode reduzir o risco país. Quanto maior o risco país, menor tende a ser o múltiplo das companhias. Ações de duas empresas com resultados semelhantes e do mesmo setor, mas que atuem em países com riscos distintos provavelmente negociarão com múltiplos diferentes. As ações da empresa do pais de maior risco terão múltiplos inferiores aos daquela que atue no país com melhor “rating”. O cenário macroeconômico se sobrepõe à análise micro. Tratei desse tema no post “Comparando o múltiplo P/L entre países”, de 15 de agosto de 2012. Como o mercado acredita que a trajetória fiscal não tem ido bem no atual governo, uma mudança da política econômica poderá reduzir nosso risco país. Isso ocorrendo, as ações das empresas brasileiras merecerão negociar a múltiplos maiores do que os atuais.

Termos de Uso

As análises, opiniões, premissas, estimativas e projeções feitas neste blog são baseadas em julgamento do analista responsável e estão, portanto, sujeitas à modificação sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O analista de investimento responsável por este blog declara que as opiniões contidas neste espaço refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia analisada ou fundos e foram realizadas de forma independente e autônoma. As opiniões contidas neste espaço podem não ser aplicáveis para todos os leitores devido aos diferentes objetivos de investimento e situação financeira específica. O autor não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizados por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Toda e qualquer decisão de investimento baseada nas opiniões aqui expostas é de exclusiva responsabilidade do investidor.

2 Comentários

    1. Olá Isaac

      Utilizo o sistema S&P Capital IQ. A Bloomberg também tem. Esses dois sistemas calculam o consenso de mercado.

      Não conheço site gratuito que forneça essas estimativas. Você pode usar ainda as projeções da equipe de análise da sua corretora (caso ela possua uma área de pesquisa).

      Abraço, André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.