A queda da margem operacional é sempre negativa?

Esse foi um dos primeiros posts do blog O Estrategista no Valor. Foi escrito em agosto de 2011. Apesar do tempo, ele permanece atual. O artigo mostra como a análise das companhias tem sido superficial. Veja se você concorda.

Leia texto na íntegra no site do Valor Econômico.

 

 

2 Comentários

  1. André,

    Como você julga o efeito do programa ‘Brasil Maior’ sobre as margens operacionais das empresas beneficiadas? Minha impressão é que possa haver um aumento ‘falso’ nas margens (pois de fato pode não ter ocorrido ganho de eficiência operacional) e a consequente sobrevalorização de alguns papéis.

    Obrigado,

    Wesley Mesquita

    1. Oi Wesley

      As principais métricas de avalição como o FCD e o múltiplo P/L não mudam em decorrência do programa. A maior parte dos investidores não se baseiam apenas na margem para suas decisões de investimento.

      Altera a análise horizontal (ano contra ano), pois os históricos de margem passa a não ser mais comparáveis.

      Abraço

      André Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.